MENU

26 de agosto de 2007 - 12:20Sem categoria

O antigo "Tema da Vitória"

Certamente passou despercebido pela maioria, mas não por este blogueiro que adora curiosidades inúteis. O “Tema da Vitória” executado hoje pela Rede Globo, durante a vitória de Felipe Massa na Turquia, foi diferente do que era tocado nos últimos anos.

Em 1994, quando lançou no mercado o CD “Tributo a um campeão”, em homenagem a Ayrton Senna, a emissora colocou nele uma versão diferente do tema habitual, com o BPM mais acelerado e com inserções de ronco de motores (bastante artificiais, diga-se). Quando um brasileiro voltou a vencer na Fórmula 1, com Rubens Barrichello em 2000, a Globo passou a inserir na transmissão esta versão do CD. E assim foi até o último GP da Espanha.

Hoje, por algum motivo, o tema executado foi a versão antiga, mais lenta e sem ruído de motores. A mesma que embalou as vitórias de Senna e Piquet nos anos 80 e 90.

Edit: o blogueiro Pezzolo envia uma ótima observação: no GP do Brasil de 2006, essa mesma versão também havia sido tocada. Chequei nos meus arquivos e constatei que é isso mesmo. Qual critério a Globo usa para optar por uma versão ou outra? Desconheço.

Comentários do Facebook

comentários

13 comentários

  1. Juliana Garcia Sales disse:

    Bem que eu reparei que a música estava bem Lo-Fi… :D

  2. Saco de Gatos disse:

    É que a prova foi coordenada por São Paulo, desta vez. Acho que é daí a explicação.

  3. Alexandre Carvalho disse:

    Para quem não sabe, o cara que compôs o Tema da Vitória é o mesmo que criou o tema do Rock In Rio. Trata-se de Eduardo Souto Neto.

    Sobre o CD lançado pela Globo em 1994, além de homenagear o Senna, acabaram homenegando também o Ratzenberger, pois o número da McLaren pintada na capa do disquinha era o 32.

  4. Rio Kart disse:

    Reparei e comemorei.

  5. Mauricio Von Abel disse:

    alguem aí reparou q a redbull estava usando asas dianteiras identicas as da mclaren???? com a “ponte” por cima do bico do carro…

  6. Alex disse:

    Eu notei que a qualidade da música não estava tão boa, parecia fita k7

  7. HF (BSB) disse:

    A mesma que embalou as vitórias de Senna e Piquet nos anos 80 e 90.

    E também as vitórias de Mansell e Prost =)

  8. Pezzolo disse:

    essa versão antiga tbm foi usada no gp do brasil 2006, capelli

  9. Felipe Maciel disse:

    Bem que eu tinha notado algo de diferente, só não soube identificar…

  10. Herik disse:

    Não ouvi porque acompanhei a prova com o som do rádio.
    GB, se Deus quiser, nuca mais!

  11. Wallace disse:

    é e eu prefiro esse, sem aquele som tosco do motor.
    Quando ao tema especial do rubinho, é bem capaz de ser aquela versão misturada com o hino nacional que vem sendo usada em eventos esportivos, como no pan.

  12. Ulisses disse:

    Eu também notei.
    Tava um som bem mais lento, e mais baixo
    Mas valeu pela música, é sempre bom ouvi-la aos domingos.

  13. Leonardo disse:

    Só como observação: reza uma lenda dos tempos que o Barrichello entrou na Ferrari que fizeram um novo “tema da vitória” para ser tocado caso ele fosse campeão, música essa guardada a sete chaves… alguém sabe a respeito disso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>