
Foto: Divulgação/Ferrari
Com o primeiro lugar de Kimi Raikkonen no GP da Bélgica, a temporada 2009 da Fórmula 1 atingiu uma histórica marca de distribuição de vitórias. Pela primeira vez em 27 anos, houve seis diferentes vencedores em seis provas consecutivas: Jenson Button (Turquia), Sebastian Vettel (Inglaterra), Mark Webber (Alemanha), Lewis Hamilton (Hungria), Rubens Barrichello (Europa) e Kimi Raikkonen (Bélgica).
Em 1999 e 2003, passou perto: cinco diferentes pilotos ganharam cinco corridas consecutivas. Antes disso, só o recorde absoluto de 1982. Naquela temporada, nove diferentes ganhadores na sequência: Riccardo Patrese (Mônaco), John Watson (EUA), Nelson Piquet (Canadá), Didier Pironi (Holanda), Niki Lauda (Inglaterra), René Arnoux (França), Patrick Tambay (Alemanha), Elio de Angelis (Áustria) e Keke Rosberg (Suíça). Foi, inclusive, a temporada com mais diferentes vencedores da história, com onze.


Legal essa curiosidade, estava me questionando sobre essa diversidade de vitórias nesse ano mesmo.
é, 2009 em sendo bem atipico mesmo
Agora na Itália teremos o 7º piloto diferente vencendo em 7 corridas consecutivas: Luca Badoer vencerá em Monza… anotem aí e depois me cobrem…
Juliano, desculpe, mas sua previsão está furada.
Quem vence em Monza é italiano sim, mas atende pelo nome de Giancarlo Fisichella.
E o cara vai vencer em qualquer um dos dois carros que correr.
Anota ESSA e me cobra depois.
Mais uma curiosidade:
A F1 teve até hoje, em mais de 50 anos de disputa, 102 pilotos vencedores.
Em 1982, 15 deles estavam nas pistas ( os 9 que o Capelli citou mais Prost, Alboreto, Reutemann, Villeneuve, Laffite e Andretti ), além de um que estava começando ( Mansell ).
QUATRO campeões mundiais e mais DOIS que viriam a ser!
Foram 7 (SETE) equipes diferentes vencendo ao menos uma corrida na mesma temporada!
Dá prá se ter uma idéia de como era a disputa do título nessa época ?
Capelli, bom dia!
Meu comentário ficou enroscado na cerca. Dá prá liberar ele?
Obrigado
Já foi.
E quem achava que, depois de 6 vitórias do Button, o campeonato fosse ficar extremamente monótono e que acabaria no GP da Alemanha queimou a língua…
Isso porque o sistema de vitórias do Bernie não passou. Se tivesse passado, bastaria uma vitória do Button em Monza para o campeonato ser encerrado.
Pelo numero de vencedores dá para se ver que esse ano realmente a F1 ficou competitiva. No ano que vem, pode acontecer o mesmo e até ficar melhor. Essa mudança de não mais poder abastecer durante a corrida foi ótima. Quem errar nos cálculos pode ficar sem combustível e não terminar a prova. Aí vai a capacidade de engenheiros e mecânicos, além dos pilotos. Acho que vai ser muito boa a temporada do ano que vem. E sinceramente acho que em Monza não dá Fisichella. Realmente a Force India teve um fim de semana muito bom na Bélgica. Mas daí dizer que vai bater as Brawn e as Red Bull, e até a Ferrari do Kimi é ser muito otimista, apesar da melhora.
Abraço a todos.
Contando do GP da Bélgica de 1999 ao GP da Austrália de 2000, também houve 6 provas consecutivas com 6 vencedores diferentes: Coulthard, Frentzen, Herbert, Irvine, Hakkinen e Schumacher.
Nada a ver com o post, mas no fundo eu tô doido pra ver é o Kubica vestindo um tal macação vermelho em 2010. Chega de Kimi.
“macacão”
Olá Capelli!
Se não me engano esse fato colaborou para que o Rosberg ganhasse a temporada de 1982, certo? As vitórias foram tão diluídas que ele ganhou com, acho, uma só vitória, que também é um recorde.
Abrasss
Também acho que a lista ainda vai aumentar. Meus palpites:
Fisico, se andar o que andou domingo, ainda ganha uma e a BMW que voltou a andar bem, pode levar mais uma até o final do ano, afinal tem que fazer média com possíveis compradores.
Outra curiosidade bacana de 1982 foi o fato do Keke Roseberg ter sido campeão vencendo uma única corrida, fato este que nunca mais se repetiu.
Já imaginaram se o Heidfeld consegue uma vaga pra 2010 e chega em segundo em todas as corridas, com alternância de ganhadores, papando o título sem ter ganhado uma única corrida na vida?
Sonhar não custa nada, né?
Capelli, corrija aí, em 2003 houveram 8 pilotos que venceram GP:
Schumacher
Barrichello
Montoya
Ralf
Coulthard
Raikkonen
Fisichella
Alonso
Mas só cinco diferentes em cinco corridas seguintes.
Caraca, 1982 foi ‘O ANO’ da F1 hein, pena q eu so tinha 4 anos, sensacional!
1982 foi ano atípico, talvez o mais atípico de todos os tempos.
Teve 11 vencedores porque a Ferrari perdeu seus dois pilotos – um deles muito provavelmente seria campeão mundial, As outras duas mais fortes, sofriam com muitas quebras. Muito por conta dos motores turbo, que ainda não eram confiáveis, fazendo Renault e Brabham penarem.
Em condições normais de temperatura e pressão, só muito eventuamente outras equipes fora Brabham, Renault e Ferrari ganhariam corridas. E com certeza não disputariam o título. Talvez a Williams, e olhe lá, mas Keke não seria campeão. Bizarra a classificação final do campeonato, se comparado com o desempenho “esportivo” visto durante a temporada.
E ainda pode se repetir esse ano, com Rubens vencendo só uma…mas acho mais fácil ele vencer outra e não papar o campeonato
=P
embora deseje a primeira opção.
confiram isto: falo sobre as polêmicas recentes da categoria.
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/09/tres-polemicas-e-um-aniversario.html
Muito legal esses fatos, porem me parece que o “sucesso” nesse quesito (distribuição de vitórias) só acontece porque houve a mudança radical no regulamento aerodinâmico, o que fez com que todas equipes partissem do zero.
Aí os bichos papões Mclaren e Ferrari se atrapalharam e abriram espaço para a Brawn e a Red Bull.
As mudanças eram para aumentar exponencialmente o numero de ultrapassagens, o que não ocorreu, elas aumentaram, mas não como planejado, porém o que vale é o espetaculo.
Ano que vem com a proibição do reabastecimento não dá para saber, quem viver verá…
Pingback: Fórmula 1 Brasil
Está sendo uma boa temporada!! Pena que o reabastecimento vai acabar em 2010, pois esse é um dos bons motivos para “mexer” com os treinos e a corrida. Alguém discorda!?
É verdade… Keke Rosberg não era lá essas coisas, mas a Willians vinha de dois títulos de construtores e o carro ainda era bastante confiável.
Mas me lembro que não tinha corrida monótona.
O Piquet teria ido prás cabeças se não fosse o motor, mas acabou indo na cabeça do Salazar, pelo menos…
Discordo quanto ao fim do reabastecimento deixar as corridas mais monótonas. Antigamente sempre havia o piloto que economizava pneus e no final da corrida passava todo mundo, o que gastava demais combustível e terminava a prova sem, ou economizando e perdendo posições. Vai exigir muito mais do piloto, em ser rápido e ainda assim tratar bem o equipamento, tenho certeza que alguns pilotos de ponta sentirão dificuldades ao longo das corridas. Estão muito acostumados em ser rápidos sem poupar nada.
Pois é, eu acompanho a F1 desde 1994 inenterruptamente, e percebi mesmo essa peculiaridade de 2009.
Acredito que seja muito bom para a categoria, haja vista que estava precisando mesmo de um atrativo diferente. E, a F1 precisa mesmo de competitividade.
Antigamente quando o piloto economizava pneu não havia a troca dos mesmos como há hoje e o combustível era limitado (por volta de 190 litros), coisa qua não vai haver em 2010. Por isso, acredito que o fim do reabastecimento não vai ser uma boa!! Mas… acompanho trodas as corridas de F1 desde 1980 e não me lembro de nenhum piloto no final “passar todo mundo” por ter economizado pneu! Alguém lembra!?
Quem vai ganhar em Monza é o Naka. A propósito a pista é em sentido horário ou anti-horário? Tenho de passar um e-mail avisando pra ele.
Incrível!!
Será que no GP da Itália haverá mais um vencedor diferente?!
Seria bem legal, mas quem poderia ser?
Alonso? poucas chances, Fisichella? dois raios não caem no mesmo lugar!
Kovalainen? duvido muito. Rosberg? seria bom, mas tinha q dar mta sorte!
Kubica, Heidfeld, sem chances, só se qualquer um desse pilotos pilotasse a Ferrari de Badoer!
nada contra o site, alias, esta na minha barra de links em primeiro lugar, mas ta acusando cavalo de troia toda vez q eu atualizo ou entro em alguma pagina relacionada ao blog do capelli…
aconteceu com mais alguem???
Aqui tá tudo limpo.
Pingback: Links Interessantes
Não tem nada a ver, mas já houve alguma temporada na qual todas as equipes, em algum momento de suas histórias, tivessem ao menos uma pole? Ora, todas as dez equipes inscritas (McLaren, Ferrari, BMW Sauber, Renault, Toyota, Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force India e Brawn) já largaram alguma vez na pole position nesses quase 60 anos de F-1.
Capelli, o Keke Rosberg não é suíço e sim SUECO, nascido em Estocolmo, se não me engano
Boa observação essa sobre as medalhas do Bernie. Não fosse por isso, o Button poderia estar sendo acusado de fazer corpo mole na temporada, porque as 6 vitórias já vinham resolvendo bem o problema da disputa pelo campeonato. E o Rubens nem sonharia com o título.
Como a FIA já publicou o regulamento 2010 e não consta nada de medalha, acho que definitivamente nos livramos desse besteirol.
Douglas, a coisa é meio confusa, mas vamos lá:
Na verdade, Keke Rosberg é cidadão finlandês, apesar de ter nascido na Suécia.
Em 1982, ele foi o vencedor do GP da Suiça, disputado no circuito de Dijon-Prenois (França).
E ela pode aumentar, caso Fisichella vença corridas com a Ferrari. Estou na torcida!!!
Tem chance, tem chance…
Pegar a ‘mão’ do carro demora um pouco, até porque olhando a tocada do Kimi, a Ferrari parece ser um carro meio ‘nervoso’. Mas é Monza! Eles mesmo admitem que Monza não é uma pista muito complicada, pisar nas longas retas e morder as zebras na chicanes.
Fisico deve passar a semana inteira no simulador da Ferrari. Chance igual essa, é uma vez na vida!
Douglas, o Keke Rosberg é finlandês, mas nascido na Suécia. Assim como o Piquet Jr. é, infelizmente, brasileiro, nascido na Alemanha.
O Fichella vai ganhar em Monza com o carro do Badoer.
O Físico é como o Barrichello. Ele tem seus momentos de brilho, mas intercalados por longos períodos de performances risíveis.
Se fosse no início de carreira, como no primeiro ano de Jordan, na qual encantou o mundo ao ameaçar as fortes Williams e Ferrari, talvez surpreendesse. Mas o tempo é implacável para aqueles que lutam tantos anos sem conquistar um título sequer, tornando a pressão insuportável e deixando-os mais sucetíveis aos erros.
Mesmo assim, é uma forma mais que digna para pendurar o capacete.
Como assim Keke Rosberg ganhou na SUIÇA em 1982?
Houve uma corrida extra na França, em Dijon-Prenois, batizada de “GP da Suíça”. O mesmo artifício usado para dar GPs a San Marino e a Luxemburgo.
isso revela que a formula 1 é marmelada…ta claro.
FORCE INDIA ganhando corrida?
só acredita se for muito burro.
Na verdade a pergunta é….como os outros perderam?
Infelizmente para Barrichello ganhar corrida, e force india…
ta claro que é marmelada…quem sabe será comprovada
oficialmente pela investigacao da FIA no caso Renault e Nelsinho!!!!
Luta livre e f1 sao a mesma coisa…
Poxa, Capelli, tá demorando demais para colocar o site em dia…
Acho que se o Kimi continuar com uma pegada forte, capaz de o Massa vazar e a dupla de pilotos da Ferrari ser Alonso e Kimi, até porque a personalidade do Kimi é mais compativel com a do Alonso. Massa e Alonso na Ferrari corre o risco de se repitir a disputa de egos como aconteceu com Alonso e Hamilton na Mclaren e colocar o campeonato da equipe em risco. A relação dos 2 também já não é a das mais amigaveis depois de alguns episodios ocorridos. E todos sabemos que as equipes são capazes de tudo para vencer.
Pois é…Eu entro aqui umas 3 vezes por dia pra ver se tem novidades e….nada.
Por que o site tá tão parado capelli??
Luiz, não tenho mais atualmente o mesmo tempo que tinha antigamente para dedicar ao blog. Faço o que posso, mas nem sempre dá para colocar coisa todo dia. Mas fique tranquilo, o blog não vai parar.
poxa gente… vcs reclamam ein!
o blog dos irmaosbrain demora duas semanas pra postar uma coisa soh… e o assunto deles eh bem mais amplo… o q o capelli deveria postar???
sem querer ser c*zao, mas o blog aqui nao eh revista d fofoca neh…
Mokito, é claro que foi marmelada, assim como está mais que provado que Elvis não morreu, que o Paul McCartney verdadeiro morreu a mais de 40 anos (e o que está ai é um sósia), que o homem não foi a lua, e sim ao deserto americano… Agora, sem zoeira, falando sério: a Force India tem, talvez, o melhor motor da F 1, assim como McLaren e Brawn. Basta ver que, na maior parte das pistas, Sutil e Fisichella costumam estar entre os mais velozes em final de reta. Spa pede, ao mesmo tempo, menos asa por conta dos trechos de alta e mais asa por conta do miolo do circuito. E ai, ocorreu de que os indianos acertaram no acerto (podre essa, mas faltou palavra melhor), É uma explicação meio “Galvãobueniana”? É sim, com certeza. Mas foi a mais lógica que achei, ok?
O Capelli se viciou no novo brinquedinho: Twitter
Já que o Capelli não aparece, vou deixar uma enquete aqui:
-Quando você acha que o Capelli vai postar algo novo no blog?
a – Na próxima Terça-feira (após o feriado)
b – No próximo fim de semana de corrida
c – Só quando o Barrichello vencer outra vez
d – Só depois que Piquet retornar à F1
Façam suas apostas!
Errou, postei na segunda!
CAPELLI! Olha as fotos do Fisico na Ferrari. E repara na bandeira do macacão do piloto!!! Rachei de rir!!!!!!!
“Capelli respondeu:
setembro 2nd, 2009 às 9:32
Isso porque o sistema de vitórias do Bernie não passou. Se tivesse passado, bastaria uma vitória do Button em Monza para o campeonato ser encerrado.”
Verdade. E o Kimi teve 6 vitórias em 2006 contra 4 do Alonso e 4 do Hamilton, o que prova que não foi zebra. Antes da última corrida ele tinha uma vitória a mais que os principais aspirantes ao título.
Abs.
“em 2007″, desculpe.
Um cara vence 6 corridas, depois 6 corridas com 6 diferentes vencedores. Quem poderia imaginar que isso aconteceria na mesma temporada?
conspiration ahead…
666… meedo
Ô “Luiz G” !! Para de pegar no pé do Capelli com essas perguntinhas de múltipla escolha. Até!!!
Tá bom, eu paro….mas é que eu sou viciado nesse blog!!
Quando o Capelli pára de postar, eu sofro abstinência pela falta de novidades no Blog.
Abraços!
Ah, gente, parem de implicar com o Luiz G. Ele é o “cheerleader” oficial do Blog do Capelli…
Vai lá, “G”, como é mesmo? Pompom na mão e:
Dou-lhe uma C
Dou-lhe uma A
Dou-lhe uma P
Dou-lhe uma E
Dou-lhe duas Ls
Dou-lhe uma I
Capelli, Capelli, Capelli, Capelli….
Onde está o Wally?
O que acontecia antes é que tinhamos grandes pilotos, com Senna, Mansel, Piquet, Niki Lauda e outros.
E agora temos só corredores, se disputassem com qualquer um dos que citei com certeza não ganhariam.
camisetas-bones
Essa série vai acabar.
Vettel deve faturar a 3a dele no ano e colocar um pouco de pressão no Button.
Push the Button…
Para Brawn:
hahahahahahahahahahahaha….genial !
Abraços!
Mas olha só que loucura… se o Barrica obter uns 2º e 3º lugares combinado com a péssimas colocações do Button, poderá ser campeão com apenas uma vitória, isto vale para o Mark Weber e para o Vetel também. Isto seria realmente bizarro………….. O cara ganha metade das corridas no ano e não é campeão… Realmente o 1º lugar deveria ser melhor valorizado….
Eu discordo de quem diz que a vitória deveria ser melhor valorizada!!!
Pois o campeonato se constrói corrida a corrida, e a vitória é apenas uma consequência de um trabalho. Tem 20 (VINTE) pilotos no grid, meus amigos…vamos dar chance pra galera pontuar, por favor!!!
Eu discordo de quem discorda !!
“Tem 20 pilotos no grid” (sic) … e somente UM ganha !!!
Por isso o vencedor deveria ter uma margem maior de pontos, como sempre foi até começarem essas mudanças ridículas de regulamento.
O objetivo de quem participa de uma corrida é GANHAR, mesmo se o cara correr por uma FORCE INDIA.
Giancarlo Fisichella não é um excelente piloto… tem relâmpagos, como na última corrida… (que sequer venceu) ainda que estivesse num dos piores carros do grid, o fato é que nem uma vitória credencia alguém par pilotar uma Ferrari… (e, como eu disse, não foi um a vitória)… Fisico esteve em várias equipes e nunca fez nada de assombroso…
Para correr de Ferrari não basta um currículo mediano, ter ganho corridas, sequer ter sido campeão. Na Ferrari é preciso atitude. Atitude que Massa tem de sobra, Schumacher tbm… que levou Kimi à Maranelo e que a falta o está afastando agora…
Giancarlo Fisichella não tem atitude…