O GP da China tem um papel importante na história da Red Bull. Foi lá, em 2009, que a equipe austríaca entrou para o grupo das grandes na F1, conquistando suas primeiras pole-position e vitória. De lá para cá, foram dois títulos mundiais de Pilotos, dois de Construtores, 38 pole-positions e 27 vitórias em 55 corridas, resultados que fizeram dela a maior vencedora da categoria neste período.
Porém, a temporada de 2012 começou mal para os rubrotaurinos. O carro não parece ter o mesmo fôlego de seu antecessor, a McLaren cresceu bastante e chega à China como favorita. Situação essa que expõe uma contradição interessante. Dominadora nos treinos com três poles nos últimos três GPs da China, a Red Bull conseguiu converter apenas a corrida de 2009 em vitória. Por outro lado, a McLaren nunca entrou como favorita, mas ganhou três das últimas quatro corridas em Xangai.
Continue lendo no site Grande Prêmio.
Comentários do Facebook
Há 40 anos: Lotus canta título de Emerson Próximo post:
Rapidinhas da Classificação – GP da China
Parece que não é esse o ponto de renascimento, Vettel só 11º’
Não aguento mais esse picareta fantasiado de Ayrton Senna chamado Bruno…. O cara é ridiculo. O cara dizer que é produtivo ficar 6 decimos abaixo de um Maldonado da vida…Erra toda corrida e vem com desculpa que é normal, que ta aprendendo, que precisa de mais bagagem….. Tomou toco do Petrov ano passado, e esse ano ta tomando toco do Maldonado e do Bottas que é piloto reserva e tem muito menos experiencia do que ele. Até mesmo Hulk e Grosjean tem menos experiencia e tão mostrando muito mais talento…. Para mim ele é abaixo da média e tá só desfilando o Sobrenome nas pistas……. mas esse ano ele se lascou porque tem um carro razoavel e vai ter que mostrar resultado….
A Red Bull foi, disparada, a equipe que melhor soube aproveitar o difusor soprado.
Esse ano sem esse aparato aerodinamico, ela não é mais a “carruagem da cinderela” e voltou a ser uma abobora.
Adrian Newey vai ter que coçar bastante a cachola para achar algo que compense a saida do difusor soprado.
E olhe que ele já copiou a solução aerodinamica da Sauber, o efeito coanda.
Talvez se o Newey conseguir tambem copiar e implantar o duto-f da Mercedes nos carros da RBR, a equipe melhore o desempenho.
Será que o carro já levará atualizações para essa corrida?
Aliás, onde será que a Red Bull tem que melhorar?
Houve um tricampeonato, entre 92 e 94.
De construtores, não de pilotos.
Exato. Campeonato de construtores. Mas está na coluna:
“Aliás, cabe uma curiosidade bem interessante levantada por um amigo no Twitter semana passada. Adrian Newey, projetista-gênio da F1 atual, nunca conseguiu fazer um carro tricampeão na mesma equipe. Engatou dois títulos na Williams em 1992 e 1993, mas não conseguiu repetir o sucesso no ano seguinte.”
Logo, ele conseguiu fazer um carro campeão. Agora, se tinha um Schumacher no caminho de Senna e Hill é outra história.
Verdade, o texto dá margem para esta interpretação.
Pelos pilotos, AN não conseguiu ser tricampeão…mas de construtores foi tri duas vezes (92-93-94 e 96-97 com Williams e 98 com a McLaren)